terça-feira, 8 de março de 2011

Actualização ao ficheiro para apuramento do IRC

Caros Colegas e Amigos.




À semelhança dos tempos mais recentes, venho disponibilizar um upgrade a folha de cálculo de apuramento do IRC e os pagamentos antecipados que lhe estão associados.



Esta está cada vez está mais complexa porque o trabalho por detrás de uma simples folha de cálculo estão centenas de fórmulas e basta uma pequena alteração e lá vão algumas dezenas de horas de trabalho e paciência para editar estas alterações. Este trabalho tem uma razão de ser, maior eficácia, maior eficiência e maior rapidez de execução. As novas tecnologias permitem estes ganhos mas também exige mais trabalho, mais conhecimentos e uma leitura diária sobre as novas tecnologias.



Farto desta profissão porque ninguém nos dá valor ao trabalho desenvolvido e, eu já renunciei a esta profissão porque não consegui perceber a atitude de muitos Técnicos de Contas, a nossa Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e o Estado. A todos estes só posso dizer obrigado por tudo, pois conseguiram a minha revolta e deixar esta profissão.

Aos Técnicos Oficiais de Contas só lamento os honorários cobrados porque se souberem fazer contas, os Técnicos Oficiais de Contas ganham numa hora menos que uma Senhora da limpeza (não estou a desprezar todas aquelas que desempenham esta função).

À Ordem Técnicos Oficiais de Contas quero lembrar que não estais a proteger a classe num todo mas apenas uma minoria. A questão dos honorários é fundamental para preservar os bons profissionais e nunca vi acções nesse sentido. Já investigaram quantos profissionais já abandonaram esta profissão e que a exercem em part-time? Outra questão pertinente é a questão da transparência dos processos disciplinares e uma divulgação pública de todos os casos dos T.O.C. que estão envolvidos em todos os processos jurídicos, tais como, face oculta, operação furacão, esquemas de fraude em carrossel do IVA, etc. Nunca vi nem ouvi que os TOC fossem punidos e, toda a gente sabe que estes trabalham para as grandes corporações...; Na questão do SNC não percebi a razão da alteração substancial da codificação das contas. Altera-se a codificação para mostrar que houve um grande trabalho por parte da Comissão Normalização Contabilística e de todos os organismos intervenientes nesse processo mas, as questões centrais não vejo qualquer manifestação para resolver.



Ao Estado, mais concretamente aos deputados, aqueles que fazem muito ruído e legislam leis estéreis e geram grande controvérsia na sua aplicabilidade. A última desgraça foi a alteração ao capital social das empresas. Com um só euro já se pode constituir uma empresa, sim, viu muito bem…um só euro. Onde está a segurança jurídica do negócio? Ainda não percebi tantas excepções ao SNC, e não falta muito para se perder a fonte original que deriva das NIC. Afinal a revogação do POC não teve como base a convergência de toda a doutrina contabilística Europeia? Afinal porque adoptamos o SNC e não optamos directamente as NIC? Por último, tanta Ordens de profissionais e estes apenas protegem uma pequena minoria em detrimento da maioria que faz parte dessa classe e principalmente os Portugueses. O estado financia os jovens a tirar um curso na universidade e ao final de 5 anos a universidade dá um diploma que deveria dar acesso à profissão inerente ao qual estudaram. Depois uma Ordem em 4 horas resolve dizer a esse Jovem que não está apto…sim quatro horas…..e esse Jovem andou 5 anos (não escrevi 5 horas, 5 anos). Convido o Estado a não financiar as Universidades mas sim financiar as Ordens (Ordens dos TOC, Ordens dos Médicos, Ordens ROC, Ordem de todas as profissões) para todos estudarem dentro dessas organizações e no final do estudo terem directamente direito a exercer a profissão que escolheram.



Um abraço para todos e faço votos para a “geração à rasca” para que consiga uma revolução nas mentalidades daqueles que nos libertaram para a democracia mas esses hoje tornaram-nos tão pobres como antes da liberdade.

Ficheiro para download: http://www.box.net/shared/d9cfvdkteo

Video para exportar o balancete: http://www.box.net/shared/6l4y0c0ykt

Sem comentários:

Enviar um comentário